
Dez anos do LoveBug, o vírus que balançou a internet
Com 50 milhões de máquinas infectadas, ele foi o pioneiro de uma nova era de pragas virtuais, que usam truques sociais para se espalhar.
Há dez anos, no dia 4 de maio de 2000, uma equipe da MessageLabs, um provedor especializado na segurança de mensagens eletrônicas, descobriu que em algumas horas havia interceptado um número impressionante de vírus, algo que excedia qualquer estimativa inicial.
“Em poucas horas, a quantidade de computadores infectados era maior que a de um dia inteiro”, lembra Paul Fletcher, membro da equipe na época e, agora, arquiteto chefe do software de serviços de hospedagem da Symantec. “Foi o primeiro sinal de que algo estava acontecendo”.
O problema ganhou nome: LoveBug. Milhões de pessoas haviam recebido mensagens infectadas de usuários de sua própria lista de contatos com o insinuante assunto: “ILoveYou”. Bastava abrir o anexo, "LOVE-LETTER-FOR-YOU.TXT.vbs", para que o computador tivesse seus arquivos apagados ou substituídos.
Além disso, o vírus forçava o sistema a enviar o mesmo e-mail para toda a lista de endereços do novo infectado, espalhando-se por pouco menos de 45 milhões de contas em alguns dias.
Reitirado do site: http://www.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário